DIREITOS HUMANOS E UMA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA OS DESAMPARADOS

Autores

  • Renato Alves Vieira de Melo

Palavras-chave:

Estratégia ESG, educação em direitos humanos, sustentabilidade

Resumo

As necessidades da sociedade e as oportunidades organizacionais se unem para transformar as empresas utilizando estratégias no sentido de impulsar o seu desempenho e melhorar os seus resultados. Os Direitos Humanos são relevantes para os negócios empresariais com práticas ESG, a fim de proteger a vida dos necessitados; para isso, se exige que os atores sociais e principalmente os desamparados sejam incluídos de modo a que se possa subsistir socialmente, qualificando as empresas em sua gestão socialmente responsável em relação aos mais necessitados.

A gama complexa e ampla de questões, em que a maioria está relacionada aos direitos humanos e à devastação socioeconômica, recebe menos atenção do que a dimensão ambiental; com isso, a estratégia ESG aparece como um componente de transformação para as empresas e a sociedade; no entanto, a má qualidade dos dados disponíveis e a falta de conhecimento são as razões frequentemente citadas para que os compromissos atentem para os riscos sociais e ambientais, fazendo com que as metas ESG sejam um impulso significativo para as transformações.

Infelizmente, o “social” fica atrás de outros elementos do ESG no desenvolvimento de estratégias consistentes e eficientes para medir o desempenho da empresa de uma forma que seja útil para os investidores.

A pandemia de corona vírus e a devastação socioeconômica deixada em seu rastro também reforçaram a importância do componente social da estratégia ESG.

Downloads

Publicado

2022-10-08

Como Citar

Vieira de Melo, R. A. (2022). DIREITOS HUMANOS E UMA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA OS DESAMPARADOS. Revista Do Instituto Brasileiro De Direitos Humanos, 22, 285–294. Recuperado de https://milas.x10host.com/ojs/index.php/ibdh/article/view/486

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.