PROTEÇÃO AOS REFUGIADOS DA COREIA DO NORTE:

UM ESTUDO ACERCA DA RELAÇÃO CHINA – COREIA E DO PRINCÍPIO DO “NON-REFOULEMENT”

Autores

  • Rodrigo S. F. Gomes

Palavras-chave:

Coreia do Norte, China, refugiados, non-refoulement, jus cogens

Resumo

O presente estudo se desenvolve acerca da grave situação de violação de direitos humanos na Coreia do Norte, e um de seus principais reflexos: a fuga de seus nacionais para a China, país fronteiriço. Ocorre que a China devolve forçadamente os refugiados norte coreanos ao seu país de origem, em desconformidade ao princípio do non-refoulement. São analisados, ainda, a natureza de jus cogens daquele princípio, os laços China-Coreia – numa tentativa de melhor compreender a prática chinesa de devolução de refugiados –, a Resolução 34/24, do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, além da doutrina especializada.

Biografia do Autor

Rodrigo S. F. Gomes

Advogado; Membro da Comissão de Relações Internacionais da OAB/PA, pós-graduando em Relações Internacionais e Direito Internacional e pesquisador em Direito Espacial e Direito Internacional.

Downloads

Como Citar

Gomes, R. S. F. (2019). PROTEÇÃO AOS REFUGIADOS DA COREIA DO NORTE:: UM ESTUDO ACERCA DA RELAÇÃO CHINA – COREIA E DO PRINCÍPIO DO “NON-REFOULEMENT”. Revista Do Instituto Brasileiro De Direitos Humanos, 19, 301–312. Recuperado de https://milas.x10host.com/ojs/index.php/ibdh/article/view/412

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.